Com Sabor e com Saúde Ministério da Saúde do Brasil
Com Sabor e com Saúde Ministério da Saúde do Brasil
Preparo de qualquer receita inclui algumas etapas essenciais: seleção, pré-preparo, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos. Do doce ao salgado, temperar os alimentos traz mais sabor ao prato, realçando os sabores dos ingredientes da preparação culinária, valorizando aquilo que ele tem de melhor. Mais do que isso, bons tempero contribuem na redução de alguns ingredientes que devem ser evitados em quantidades excessivas, como os óleos, gorduras, sal e açúcar.
Esses itens, apesar de aparecerem nas preparações culinárias, podem não ser saudáveis quando consumidas em excesso. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda: Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
Os temperos prontos vendidos em saquinhos, sachês e tabletes são alimentos ultra processados e por isso devem ser evitados. Até mesmo uma comida caseira pode ser prejudicada se temperada dessa forma.
Por isso, a melhor opção é apostar em temperos naturais. Seu receio é que esses temperos naturais agreguem pouco sabor ao prato? Existe um universo de opções e combinações que podem garantir uma explosão de sabor. O segredo é não se limitar ao alho e a cebola na hora de temperar e abrir o leque para inovar.
Mas existe também louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais. Para deixar ainda melhor, as ervas e especiarias ajudam a reduzir a quantidade de óleo e sal adicionada ao feijão, às carnes em geral, aos legumes, verduras e até mesmo no arroz.
Uma outra dica interessante para aumentar ainda mais o sabor é incluir legumes e verduras nas preparações. Um feijão com abóbora, por exemplo. Ou até mesmo um arroz à grega. Só aí já deu uma nova cara para o famoso pê-efe brasileiro. As opções não faltam, basta usar a criatividade. Mas voltando às especiarias, que tal conhecer algumas das mais famosas? Confira a lista do livro Na cozinha com as frutas, legumes e verduras, publicação do Ministério da Saúde: